Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
...

sexta-feira, 22 de março de 2013

É triste e lamentável quando vejo pessoas brigando por causa de religião. Pessoas radicais, fanáticas, convencidas que sabem o que é a verdade. O que é a verdade? Quem detém a verdade absoluta? As religiões? As igrejas? A ciência? Quem sabe se não existe uma verdade absoluta embutida em nossas almas? No Espírito.
Talvez todos temos a mesma história dentro de nós, como uma constante compartilhada em nosso DNA. Provavelmente essa verdade universal seja responsável pela semelhança em todas as nossas histórias. Alguns falam que não há salvação fora da igreja. Será? O homem às vezes é tão arrogante e prepotente que não consegue enxergar a própria insignificância e das suas criações diante da Criação maior, acaba por abrir a boca e dizer coisas retrógradas e absurdas como "minha igreja é a certa e as outras são erradas." Quanta petulância. Os que se dizem mais religiosos e próximos do Criador, deveriam ser aqueles mais conscientes de suas imperfeições, erros, pecados e limitações. Não deveriam dizer que são donos da verdade com suas instituições.
Quando a humanidade vai acordar e enxergar que todos somos um? Como disse Sócrates: "só sei que nada sei."

7 comentários:

  1. Sou agnóstico, mas estudei a bíblia por um tempo e vc falou uma besteira aí: Existe sim só uma religião verdadeira e ninguém sabe qual é. E isso está escrito nela. Deixa eu te dar uma dica. Não fale do que você não sabe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem! Como diria Voltaire: "Posso não concordar com nada do que você fala, mas defenderei até a morte seu direito de dizer." Fico lisonjeado em você dizer que falei apenas uma besteira num texto deste tamanho. Acredito que foi bondade da sua parte falar que tem apenas uma, visto que senti uma certa agressividade nas suas palavras. Dessa maneira, para você, acredito que todo o meu texto foi uma grande baboseira. Pode ter sido engano meu, até por que é difícil transmitir sentimentos por palavras digitadas através da internet. Apaziguemos nosso coração e respeitemos a visão de cada um. Se você me der a liberdade de fazer algumas perguntas gostaria de desfrutar desse direito:


      1- Se existe de fato uma religião detentora da verdade mas ninguém sabe qual é, como você diz que tal religião existe (visto que ninguém sabe qual é)?

      2- Se você estudou a Bíblia por algum tempo, gostaria de saber a passagem que você leu onde diz que existe uma só religião verdadeira. Até onde sei existe uma passagem que diz: "A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor." - Tiago 1:27. Também pode ser visto algo parecido nessa passagem: “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor.” - Isaías 29:13

      3- Na origem etimológica da palavra RELIGIÃO você se depara com RELIGAR. Religar-se à quem? Religar-se à Deus! Aí eu te pergunto: Deus prefere que nos religuemos à Ele fazendo caridade, ajudando o próximo, visitando um orfanato, dando um prato de comida para alguém, tentando ser melhor no dia-a-dia, pedindo perdão... Ou Deus prefere que entremos num templo "sagrado", oremos frases decoradas que muitos nem conhecem seus sentidos, demos dinheiro para manter a instituição, enfim. Você pode até tentar me derrubar alegando que sou hipócrita citando montes de atos que não faço, mas sou humano como você e sou falho. Pelo menos tenho consciência da minha insignificância diante de tudo. Consigo ver que sou uma partícula de silício no deserto do Saara.

      Acho que na sua concepção eu agora acabei de falar muito mais "besteiras", mas é disso que vivemos! Necessitamos de discordâncias, dualidades e experiências. Evoluímos juntos espiritualmente e intelectualmente quando temos discussões saudáveis como essa. Agradeço imensamente pelo seu comentário e peço que continue comentando e mostre aos seus amigos. Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
    2. Seu texto não é baboseira, apenas um ponto eu não concordo...quer dizer, eu não, vai contra o que está escrito na bíblia. Vc fez uma pergunta pra mim(pergunta 1) e respondeu com outra pergunta(pergunta 2). Na verdade vc está certo, vc pode nunca entrar em "Religião" alguma e ser alguém religioso e ter a tal salvação...cara, de boa não vou te mostrar citação alguma, já perdi muito tempo com isso em outras ocasiões e sabe o que sempre acontece, vc mostra verdades irrefutáveis, mais a pessoa sempre vai dizer que é a minha interpretação, então estude mais sobre isso, seja feliz e um dia pode ser que consiga ver a verdade...mas, só saberá se vc estudar mesmo, não com "achismos" ou senso "comuns". Continue com o blog, estarei por aqui......

      Excluir
    3. Ok então! Te agradeço e espero de coração ver novos comentários seus! Sempre serão bem vindos.

      Excluir
    4. kkkkkkkkkk... Muuuiito engraçada Laris! Só não ri mais por preguiça de ficar segurando a tecla "k"! ;)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir