Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Geometria e O Grande Geômetra do Universo


Um Pouco de História da Geometria

O ser humano desde sempre buscou formas e proporções harmoniosas para realizar suas obras. As relações de formas e proporções encontradas na geometria são vistas em diversas partes da obra humana.
Estudando as proporções harmoniosas que nos cercam, somos conduzidos ao entendimento que existe uma Unidade sistemática e que tudo vem dessa mesma Unidade, que denominamos como Deus. Essa Força inteligente e criativa gerou um universo de proporções incalculáveis a partir de uma única verdade, da qual fazemos parte. As ciências se desenvolveram, e algumas, como é o caso da Geometria, desempenham papel de destaque e função vital no conhecimento da Obra Homem, a ponto do Criador ser denominado de O Grande Geômetra ou Arquiteto do Universo.

Por volta de 3.500 a.C., os primeiros templos apareceram na história documentada e divulgada. Seus arquitetos precisaram padronizar com precisão um sistema de medidas. As primeiras unidades de medidas foram baseadas no corpo humano: palmo, pé, braça, cúbito, etc. Na minha última postagem, sobre as principais pirâmides do complexo de Gizé, mencionei que as medidas precisavam ser em polegadas, e não no sistema métrico universal. Para que essas medidas fossem precisas, adotaram as medidas das partes do corpo de um único homem, o soberano. Tendo em mãos dessas medidas, nasceram os instrumentos para auxiliar os construtores, como cordas com nós, réguas de madeira e metal e etc.
Grandes estudiosos filósofos, matemáticos e geômetras, contribuíram notoriamente para o desenvolvimento dessa ciência. Nomes como Tales de Mileto, Ptolomeu, Euclides, Eudoxo, Apolônio - com seus estudos sobre as cônicas -, Arquimedes - descobridor do princípio da hidrostática, onde é estudado o empuxo em corpos submersos. Famoso pela palavra "Eureka", que significa "achei" - e Pitágoras, que dispensa qualquer tipo de citação.
Tales de Mileto

Euclides

Arquimedes

Eudoxo

Pitágoras

Ptolomeu
Apolônio e suas cônicas de estudo

Os Números


O ser humano da antiguidade percebeu que havia uma coerência universal regida por leis, e o mundo foi considerado uma construção matemática cuja harmonia era de origem divina. Os números foram utilizados em estudos de elaboração simbólica, pois exprimem além de quantidades, idéias e forças. Por causa de sua importância, a interpretação dos números foi uma das mais antigas ciências simbólicas.
Os números passaram a representar o padrão perfeito para medir o espaço e o tempo, simbolizando o conhecimento do mundo e o reflexo da ordem cósmica e humana, pois Deus organizou tudo de acordo com a medida, o número e o peso. Pitágoras acreditava em um Deus Geomêtra, e, para ele, todas as coisas eram números, e todo número, uma divindade. A Maçonaria - só posso falar dela por ser a única que sou iniciado - ministra muitos ensinamentos através de símbolos e alegorias, em que os números possuem uma enorme importância.
No simbolismo bíblico, os números possuem frequentemente um valor quantitativo e um significado qualitativo. Existem divergências entre vários povos com relaçao a influência dos números, pois alguns consideram determinados números bons e outros os consideram nefastos.
Os números ímpares eram normalmente associados ao divino e espiritual, e os pares ao material e humano, existindo a mesma correspondência com relação ao sexo; o masculino se relacionava com o ímpar, e o feminino, com o par. Existe a crença de que cada número tende a gerar um número superior, pois, como não pode ultrapassar seus limites, tem a necessidade de um oposto, um parceiro para poder continuar existindo.

A Proporção Áurea


A Proporção Áurea também é conhecida por: Número de Ouro, Número Phi, Razão Áurea, Divina Proporção, proporção em extrema razão, etc.
A Proporção Áurea é uma constante real algébrica irracional denominada pela letra grega Phi (Φ) em homenagem ao arquiteto, construtor e escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais (1,618).
Uma das formas de deduzir Phi geometricamente é:
A proporção Áures também é conhecida por: Número de Ouro, Número Phi, Razão Áurea, Divina Proporção, proporção em extrema razão, etc.
[(a + b) / ]a = a / b = Φ
Considerando a = bΦ
[(bΦ + b) / bΦ] = bΦ / b
cancelando b em ambos os termos temos:
[(Φ + 1) / Φ] = Φ
Φ2 = Φ + 1
Φ2 – Φ – 1 = 0
achamos uma equação quadrática em que a = 1, b = -1, c = -1
Φ = {- ( -1) ± √[(-1)2 – 4 . 1 . (-1)]} / 2
Φ = ( 1 ± √5 ) / 2
a única solução com Φ > 0 é:
Φ = ( 1 ± √5 ) / 2 para Φ > 0
Φ ≈ 1,618033988749…
Parece complicado, mas com um pouco de atenção nota-se que essa deduções é muito fácil. Outra forma fácil de fazer essa dedução é através de desenho de triângulos e quadrilongos. Faz-se necessário o auxílio de um compasso e um esquadro para isso.
Essa constante Divina é encontrada no corpo humano, na natureza e no universo.

Paródia ao "Homem Vitruviano" de Leonardo Da Vinci, usando o personagem Homer Simpson
A Proporção Áurea é utilizada desde a antiguidade. Quem construiu as pirâmides no Egito, tinha profundo conhecimento dessa razão numérica e a utilizou nos blocos de pedra, nas câmaras internas, na disposição geográfica e várias outras situações. Um grande admirador do Número de Ouro foi Pitágoras, que quando descobriu essa proporção no pentagrama, acabou o tornando símbolo representativo de sua irmandade secreta, os Pitagóricos.

Alguns estudiosos relacionam o número Phi a glândula pineal, proporcionando ao observador uma sensação de harmonia e beleza.

2 comentários:

  1. Fantástico, que quanto mais avançamos no conhecimento, ainda tem muito no passado para aprendermos, texto muito bom, precisa de continuação.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Assim que fizer nova postagem divulgarei... Abraço!

      Excluir